terça-feira, 1 de julho de 2014

Jorge Serfiotis cria fordúncio para despistar contratação de helicópteros e jatinhos



    Não faltou assunto nas rodas de conversa de Porto Real neste começo de semana. Pelos quatro cantos da cidade o assunto foi o mesmo: a exoneração da trupe de Angra dos Reis que aterrissou em Porto Real em maio de 2013 e sitiou o primeiro escalão do governo do município. Embora os angrenses não tenham pedido um voto sequer para Cida, tampouco soubessem que Porto Real constava nos mapas.

   Os corneteiros de plantão não fizeram um pio sequer sobre a contratação de aeronaves pela prefeitura, que será licitada no dia 10-7-2014.
        A turma de Angra chegou na cidade por força de um acordo feito pelo mandatário de Porto Real Jorge Serfiotis com a empreiteira Valle Sul que, dizem as más línguas, despejou 16 milhões de reais para eleger o poste chamado Cida. 





Falamos nas primeiras postagens da operação Cartas Marcadas -  deflagrada pelo ministério público no ano de 2007.  A Valle Sul foi protagonista de um esquema de corrupção recheado de obras superfaturadas, compras de licenças ambientais e licitações fraudulentas na prefeitura de Angra. 

Não demorou para que o grupo trazido de Angra dos Reis por Jorge implantasse em Porto Real o projeto Vivacidade que não passa de pavimentação de algumas ruas sendo muitas já pavimentadas e algumas poucas obras de saneamento.  Custo: 30 milhões de reais.
Falamos da amizade antiga do secretário de saúde Renato Ibrahim com Jorge e a Valle Sul. Há muitos anos que Ibrahim faz  parceria com Alexandre  na secretaria de saúde. A saúde é alvo de investigação pelo ministério público quanto a desvios de verbas e barganhas eleitorais com remédios a troco de votos. Renato Ibrahim foi preso duas vezes  nos dias recentes e Alexandre ao que tudo indica está também na mira da justiça.
        Terminados os contratos pra lá de suspeitos, Jorge determinou que os angrenses pedissem pra sair - o que vai estagnar o empacado desgoverno do poste Cida. Pelo menos é isso o que dizem os próximos do poder.






A prefeitura de Porto Real tá prestes a celebrar um contrato de locação de helicópteros e jatinhos. A licitação vai ser no dia 10/7/2014, no começo da campanha eleitoral. A justificativa é o atendimento a missões oficiais da secretaria de governo. O passarinho azul tá falando outra coisa: ele contou que os jatinhos e helicópteros vão sair  da rota e vão pra locomoção de Alexandre Serfiotis na campanha. 

Será verdade? E caso não proceda, qual o motivo para se contratar helicópteros e jatinhos em época de campanha eleitoral? 





Talvez seja difícil para uma pessoa comum entender como um desconhecido morador de uma cidade com 10 mil eleitores consegue 50 mil votos como aconteceu com Alexandre em 2010. 
Quando se tem muito dinheiro para gastar, tudo fica mais fácil:
O endinheirado candidato começa um ano antes da eleição a fechar  acordos em todo o estado. Uma espécie de contratação temporária informal de prefeitos, vereadores, presidentes de associações de moradores, lideres comunitários, presidentes de ONGS, traficantes, milicianos e toda a sorte de pessoas com potencial de conseguir votos para o candidato contratante. 

Como esta negociata não envolve contratação formal, tampouco emissão de recibos, fica mais fácil lançar mão do dinheiro desviado de prefeituras e demais órgãos públicos.
Seria estes acordos a justificativa para tanta movimentação numa certa sala que fica em cima do Bradesco de Porto Real? 

Com um calhamaço de facilitadores o candidato endinheirado passa a ter uma agenda repleta de reuniões para onde são arrebanhadas muitas e muitas  pessoas e isto obriga o candidato a viajar muito mais. 







 
Desconfie: existem coisas muito erradas para explicar a falta de remédios, contratações com cheiro de superfaturamento e  escândalos que pipocam no governo da Cida -  uma mera marionete. 








 E o povo......