quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Repercussão da “Operação Cartas Marcadas” faz Jorge Serfiotis determinar afastamento de seus aliados vindos de Angra dos Reis



            Apesar de estar firme em sua estratégia de se afastar aparentemente do centro das decisões do governo municipal, Jorge Serfiotis continua ditando as regras no coração da máquina administrativa de Porto Real. As ordens de Jorge são dadas quase sempre fora da cidade, para que as pessoas não suspeitem de que é ele o real mandatário do governo. Outra tática do ex-prefeito foi o afastamento de membros da família dele do governo, fator que o ajuda a interpretar o papel de “marido traído” pelas esquinas da cidade. Em 2014, segundo os bastidores, será o próprio Jorge a deixar o governo encenando o papel de “pobre coitado”.
            Mas o começo de 2014 reserva mais mudanças bruscas no primeiro escalão do Palácio 5 de novembro. O grupo de Angra dos Reis, ligado à construtora Valle Sul, investigada pelo Ministério Público por licitações fraudulentas, compra de licenças ambientais e até formação de grupo de extermínio estaria com os dias contados. Isso porque Jorge quer tentar apagar as evidências de que, segundo as rodas de conversa, a prefeitura de Porto Real teria se transformado em uma espécie de filial da Valle Sul e da Locanty, empresas trazidas por Jorge e enfurnadas até hoje na prefeitura com vultuosos contratos.

 Jorge Serfiotis está quietinho, mas está mandando mais do que nunca




Vivacidade e Valle Sul
            A vinda do grupo de Angra acabou reforçando as suspeitas da velha parceria entre Jorge Serfiotis e a construtora Valle Sul. Curiosamente Angra é um dos destinos prediletos do ex-prefeito quando ele não está em Porto Real. É o litoral angrense o local onde ele teria uma bela mansão com garagem para iate, inclusive. Angra dos Reis era o destino de Jorge no final de 2012 quando ele sofreu um suposto acidente de trânsito após ter seu veiculo atingido por uma carreta, versão que foi divulgada na época.
            Esta semana, a caixa-preta do palácio 5 de novembro confirmou que a construtora angrense teria desembolsado a bagatela de 6 milhões de reais para emplacar a candidatura tampão de Cida nas eleições do ano passado. Isso justificaria a renovação de contratos milionários entre a prefeitura e a construtora, mas também o projeto Vivacidade, que por ter notoriedade mundial com a participação dos moradores na escolha das obras, seria o pano de fundo perfeito para a prefeitura abrir de vez as torneiras para a Valle Sul, com belas obras e projetos arquitetônicos que “contemplam os desejos do povo”. Recentemente a Valle Sul já teve um contrato milionário (7 milhões de reais) renovado com a prefeitura, mas as más línguas garantem que isso é só o começo porque 2014 será uma avalanche de obras com cheiro de Cartas Marcadas.


 Valle Sul ao que parece está colhendo bons frutos depois que "ajudou" Jorge a plantar o nome de Cida na população. Mas a fartura maior mesmo estaria reservada para 2014 com o "pomar portorrealense" quase todo descendo a Serra de Angra



Cartas Marcadas
            O episódio da Operação Cartas Marcadas acabou repercutindo fortemente em Porto Real, obrigando Jorge Serfiotis a fazer um novo arranjo no governo para 2014. As fontes do palácio 5 de novembro  garantem que a determinação de Jorge é para que fiquem apenas algumas pessoas de Angra, peças-chaves ligadas a empresa Valle Sul. Entre os poucos que deverão continuar em Porto Real no ano que vem é o secretário de governo Marcus Venissius.





 Episódio da Operação Cartas Marcadas repercute e Marcus Venissius será um dos únicos autorizados por Jorge Serfiotis a continuar no governo em 2014



A Crise
            A vinda do grupo de Angra aconteceu em maio depois que foi deflagrado o escândalo envolvendo três empresas fornecedoras de mão de obra terceirizada para a prefeitura de Porto Real. Na época, a terceirizadas arremataram quase 85 milhões dos cofres do município com a assinatura de quatro contratos milionários assinados em abril. Entre as empresas suspeitas está a Space 2000, acusada de pertencer ao grupo Locanty, flagrado recentemente pelo programa dominical Fantástico por supostos pagamentos de propina em contratos públicos.
O episódio acabou obrigando Jorge Serfiotis a afastar do governo municipal dois velhos aliados políticos dele, o ex-secretário de fazenda Célio Gammaro e o ex-controlador geral Mauro Pantel. A dupla, originária da Baixada Fluminense, também foi importada por Jorge Serfiotis, em 2005, de Itatiaia, onde estavam lotados no primeiro escalão do ex-prefeito Almir Dumay. A dupla é acusada por participar da maior crise administrativa e financeira de Itatiaia e de ter ajudado a levar a cidade à bancarrota. Embora tenham saído de cena em Porto Real, Célio e Mauro deixaram enfurnados no governo municipal alguns tentáculos, entre eles Kamal Ibrahim Jamil que também passou por Itatiaia, onde responde por vários processos movidos pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal.


 Aliados de Jorge e Cida, Célio e Mauro ao que parece são figuras ainda bastante presentes, tanto que deixaram o grupo deles em setores estratégicos do governo municipal. Entre eles está Kamal Ibrahim Jamil, que só faltou fazer chover no governo de Almir Dumay em Itatiaia